Aposte nos azulejos na decoração da casa

Os azulejos que antes eram usados somente na casa da vovó, ganharam novas roupagens e reaparecem na decoração de interiores cheios de estilo e detalhes.

Hoje, além de serem usados no acabamento das paredes, são peças fundamentais para mesclar as características de décadas passadas, com elementos contemporâneos numa decoração. Entre estilos, customizações e cores, este material realça outras peças no ambiente, como banquetas, cadeiras, poltronas e mesas.

Marcados na decoração entre os anos 50 a 70, os azulejos eram usados somente em cozinhas e banheiros. De acordo com a arquiteta Suely de Paula, atualmente eles podem ser utilizados em diversos cômodos. “Há uma variedade de modelos, tamanhos, cores e formatos que se adéquam em todos os tipos de ambientes”, destaca.

Com formas geométricas, florais ou estilo à portuguesa, a arquiteta sugere a criar painéis de azulejos com esses temas e diversas cores. A dica é colocá-los em algum ponto especial no ambiente onde possa valorizar o restante da decoração.

Outra sugestão para não tirar a beleza dos painéis é usar móveis com designs leves e tons neutros. Por exemplo, a Cadeira Panton Branca da WWL com a parede revestida em azulejo, forma uma ótima composição (foto). “Assim, os azulejos assumem a posição de destaque no ambiente e tornam-se o elemento nobre na decoração”, ressalta.

Para quem quer ousar e revestir todas as paredes com o material deve tomar cuidado na hora de utilizá-lo. A arquiteta relata que os azulejos para cozinhas, banheiros e lavandeiras pode-se abusar à vontade. No entanto, nas salas e quartos, o melhor é apostar em faixadas, painéis ou somente uma parede revestida com azulejos. “Além de serem duráveis e fáceis de limpar, eles valorizam o espaço e deixa-o com uma aparência agradável”, complementa.