Como fazer um presépio de natal

O natal é uma época de alegria, é uma das festividades preferidas das crianças mas também de muitos graúdos. O natal é uma data muito importante no calendário católico e, a apesar de muitas pessoas, deixarem esta parte um pouco de lado ainda são muitas as famílias que não dispensam montar o presépio todos os anos.

O presépio é uma representação do local e das personagens bíblicos que estavam presentes no nascimento do Menino Jesus. Com uma abordagem mais tradicional, ou mais simples, existem diversas opções na hora de fazer o seu presépio de natal.

presepio_de_natal_concluido

Origem do presépio de Natal

O primeiro presépio remonta ao Natal de 1223, quando o frade católico São Francisco de Assis montou o primeiro presépio em argila na floresta de Greccio, o objectivo do frade era explicar passo a passo o nascimento do Menino Jesus. Mas a tradição de montar o presépio de natal dentro de casa ou no jardim só começou a proliferar-se no século XVIII, nesta altura as famílias tornaram esta tradição um momento familiar.

Como fazer um presépio de natal

As personagens:
Cabana
Manjedoura com palhas
Menino Jesus
Virgem Maria
José
Burro e vaca
Estrela de Belém

Depois o resto das personagens colocadas no presépio de natal depende do gosto pessoal de cada um, entre personagens importantes encontramos: Anjo, os Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar), os Pastores e as ovelhas.

Felizmente, para quem não tem muito tempo para montar o presépio mas não dispensa a sua presença no Natal, existem à venda presépios de vários os tamanhos e feitios que pode facilmente colocar debaixo da sua árvore de natal. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As personagens podem ser feitas dos mais diversos materiais desde madeira, argila, vidro, porcelana, metal ou outros materiais.