Como limpar humidade nas paredes

A humidade nas paredes é um problema bastante comum, especialmente nas casas mais antigas. O problema agrava-se bastante depois de longos períodos chuvosos. A humidade das paredes caracteriza-se por manchas escuras que podem levar ao aparecimento de mofo e à degradação de pinturas. A umidade nas paredes internas da uma casa, pode ter várias casas sendo a mais comum a existência de infiltrações.

A boa notícia é que pode limpar as manhas da parede, a má é que para evitar que volte a acontecer é necessário que proceda à aplicação de um produto impermeabilizante. O melhor é pedir a ajuda de um especialista porque diferentes tipos de pinturas e de materiais exigem diferentes tipos de tratamento.

Dicas para evitar a humidade

Nas áreas da casa mais problemáticas tente ter o mínimo de móveis encostados à parede.

Deixe janelas e portas abertas para que haja circulação de ar, especialmente quando estiver sol, para que o ar quente entre dentro da divisão.

Coloque aparelhos que previnam a humidade como desumidificadores, nas zonas onde a humidade é mais frequente.

como-acabar-umidade-paredes

Como limpar humidade nas paredes

O mais importante é limpar logo que se aperceba das manchas, não deixe que se alastre muito. Quando mais tempo passar, maior será a zona afetada, assim como a quantidade de fungos.

Passe uma esponja humedecida com detergente na zona manchada.

Também pode, para um maior efeito, lavar a parede com a mistura de uma tampa de lixívia num litro de água.

Limpar é apenas uma solução a curto prazo, se não tratar do problema este vai agravar-se cada vez mais, a humidade pode ser um verdadeiro problema para a saúde, especialmente para pessoas que sofram de problemas respiratórios.