Como limpar o sofá

O sofá é uma das peças mais importantes e utilizadas na decoração de uma casa, são raras as casas que não possuem um sofá mesmo no centro da sala. O sofá é o lugar de eleição para descontrair, ver televisão, ler, conviver com os amigos a té fazer umas boas sestas. É muito importante que na hora de comprar o sofá procure um modelo de qualidade, adequado às suas necessidades.

Dada a grande utilização que se faz do sofá é difícil mante-lo bem limpo, especialmente se tiver crianças e animais. A limpeza do sofá deve ser feitas periodicamente para evitar a acumulação de poeiras e a sua limpeza depende muito do tipo de material.

limpar-sofas

Como limpar sofá

Tal como uma peça de roupa, a maioria dos sofás possuem uma etiqueta com as indicações de limpeza, siga com cuidado as instruções.

Sofá de couro

Para limpar um sofá de couro é importante usar produtos específicos para este material e seguir as indicações, comece por fazer um pequeno teste numa zona escondida para ver como o material reage.

Pode também utilizar uma mistura com ingredientes caseiros, comece por misturar um sabonete hidratante com água morna, molhe um pano de algodão, retire o excesso de água e passe na superfície do sofá, depois passa um pano seco para retirar o excesso de água.

Sofá de tecido

Os sofás em tecido são mais complicados para limpar, a não ser que a forra dos almofadões seja fácil de retirar. Se não é este o caso do seu sofá comece por misturar 1/4 l de detergente da loiça num copo de água morna. Misture muito bem os ingredientes até obter uma mistura semelhante à espuma. Coloque o preparado sobre a nódoa e esfregue com uma escova de cerdas macia. Remova o excesso de água e passe um pano húmido.