Cortinas para o quarto

As cortinas são uma boa forma de decorar o seu quarto de forma original, para além do efeito funcional, as cortinas têm o poder de transformar todo o espaço do seu quarto.

Existem modelos dos mais variados materiais e de todas as cores, lisas ou com padrões, existe um modelo para todos os tipos de estilos de decoração.

As cortinas têm como principal função, proteger contra a luz, com a cortina pode controlar a quantidade de luz que entra no quarto. As cortinas aquecem o ambiente, além de embelezar e criar um clima de aconchego e bem-estar.

Existem vários modelos, cortinas de varão, persinas, painel e trilho, as mais usadas são as cortinas de varão, também por serem as mais baratas, mas há cada vez mais pessoas a optar por outras versões.

Como escolher as cortinas para o quarto?

Comprimento

O comprimento ideal para tirar o melhor partido das suas cortinas é que esta fique cerca de 5 cm mais larga da largura da janela, 1 centímetro do chão e ficar junto ao tecto para alongar o espaço do seu quarto.

Cores

A cor escolhida vai depender muito da decoração do quarto, o branco e outras cores neutras são a melhor escolha porque não enchem o quarto e dificilmente se cansa da cor, os pequenos padrões também são bem-vindos, sobretudo, em decorações mais modernas e em espaço grandes. Opte por cores como o azul e o cinzento que dão a sensação de harmonia, ideal para descansar.

Materiais

O material escolhido também depende muito do resto da decoração, dos gostos pessoais e do orçamento que tem, pode optar por cortinas de seda, linho, cetim, camurça, algodão, rede e organza. Pode optar por uma material mais simples e complementar com acessórios como um varão trabalho, ou molduras de renda.

Quando escolher as suas cortinas deve ter em conta se o material é fácil de lavar e são fáceis de retirar e colocar. O importante é que escolha um modelo com que se sinta bem.