Cortinas para Sala

Uma má escolha de cortinas pode arruinar completamente a decoração de qualquer divisão, especialmente da sala. Além disso, as cortinas têm a vantagem de se poderem guardar com facilidade e trocar – o que faz toda a diferença no ambiente de um espaço.

Não é difícil fazer uma escolha acertada se se tiver em conta alguns dos pontos que lhe iremos em seguida.

A cor, o tom e o padrão

Partindo do princípio de que a sua sala já está totalmente decorada e mobilada, coloque-se à entrada da porta e olhe para lá. Veja qual a cor predominante e qual a que vem a seguir. Verifique se tem muitos padrões (nos tecidos e nas almofadas). Existe alguma forma ou símbolo comum (estrela, bolas, espirais…)?

Agora que já registou mentalmente as respostas, a melhor escolha de cor para o cortinado será normalmente aquela que está bem segundo lugar. Se não conseguir aquela cor que tanto procura opte por um tom que fique bem juntamente com o restante esquema de cores. Também poderá colocar as cortinas noutro tom da cor predominante, mas isso poderá “saturar” a vista.

Quanto aos tecidos com padrões, escolha esses apenas se a sua sala ainda possui muitas cores ditas “sólidas”. Poderá, por exemplo, colocar os cortinados com o mesmo padrão que as almofadas ou um pufe – costureiras habilidosas conseguem fazer trabalhos originais muito bonitos

Modelos de Cortinas

cortinas-sala cortinas-sala-1 cortinas-sala-2 cortinas-sala-3

O tecido e a colocação das cortinas

Hoje em dia está muito na moda os tecidos translúcidos – leves e finos. São uma boa opção para quem quer manter as cortinas fechadas mas sem perder luminosidade na divisão. É preciso ter atenção com a escolha destes pois alguns são bastante transparentes, o que pode ser desagradável num rés do chão, por exemplo.

Para quem pode ter as cortinas abertas, os tecidos grossos são uma boa opção visto que existem uma variedade maior de padrões e cores do que nos anteriores. É ainda possível combinar ambos os tipos, colocando a meio um tecido fino e de cada lado um mais espesso.

O comprimento

As salas pedem cortinas compridas. Fica bonito, é mais elegante em qualquer que seja o estilo. Mas em salas de apartamento com janelas pequenas talvez seja boa ideia colocar umas cortinas médias – ultrapassam o tamanho da janela mas ficam a meia distância do chão.

A última dica que lhe queremos deixar é um pouco mais ousada. Por que não colocar cortinas diferentes? Experimente!