Cozinha com ilha

As ilhas são uma das mais fortes tendências em cozinhas dos últimos anos. Uma ilha, além de tornar a cozinha mais funcional, dá-lhe ainda um ar mais organizado e moderno.

Contudo, não é possível colocar uma ilha em todas as cozinhas. Saiba aqui mais sobre este tipo de cozinhas, e ainda, quando é que deve ou pode utilizar uma ilha.

Ter uma ilha do meio da sua cozinha obriga necessariamente a ter muito espaço à disposição. A função de uma ilha é tornar o espaço mais equilibrado e funcional, e não um fim em si mesmo.

Por isso, se não tem área suficiente para colocar uma ilha, e ficar com espaço suficiente à volta para você e os outros poderem circular à vontade, então não opte por este tipo de cozinha.

Pelo contrário, se tem um espaço muito grande, a ilha é uma forma de tornar a cozinha mais acolhedora e funcional, e ao mesmo tempo equilibrada, já que não ficará com demasiada área vazia.

Uma cozinha grande tem muitas vantagens, mas para ficar bonita e harmoniosa, tem de haver um equilíbrio entre espaço vazio e espaço ocupado.

Imagens de Ilhas na Cozinha

cozinha com ilha larga cozinha com ilha moderna cozinha ilha COZINHAS COM ILHA CENTRAL ilhas de cozinha modelos cozinhas com ilha

As cozinhas com ilhas são também utilizadas em espaços que reúnem a cozinha e uma sala, permitindo organizar o espaço de cada zona da divisão. Se gosta de receber amigos, e cozinhar enquanto convive com eles, então esta é uma excelente solução.

Se há quem goste de ter estas duas áreas separadas, há quem faça questão de as ter juntas, e uma cozinha com ilha é a solução perfeita para estes casos.

Apesar das ilhas serem especialmente adequadas para cozinhas com grandes áreas, cada vez mais é possível encontrar cozinhas com menos espaço, e que utilizam a ilha. Contudo, quanto mais pequenas, mais limitações terão.

Há uma distância mínima que se deve respeitar, a partir da qual não é prático instalar uma cozinha com ilha. Deve haver pelo menos uma distância de 1,20m entre a ilha e a pia, de forma a permitir que duas pessoas passem ao mesmo tempo.

Mas atenção, este deve ser a distância mínima, já que o ideal é que seja superior.

Se está a pensar comprar uma cozinha com ilha para a sua casa, então verifique bem o espaço à disposição. Depois, terá apenas de escolher qual o estilo que pretende, entre os muitos que existem.

Desde os mais modernos e minimalistas, com combinações de cores mais arrojadas, até aos mais clássicos e com cores mais neutras, você tem muitas opções à disposição.

Inspire-se nestes modelos de cozinha com ilha.