Decoração anos 60

O século passado foi um período recheado das mais diversas formas de pensar e agir, e os chamados anos 60 representam uma das décadas de maior revolucionismo de mentalidades, hábitos e alterações culturais.

Quer esteja a procurar decoração para uma festa dos anos 60, quer deseje mesmo transformar a sua casa para um estilo mais retrô, poderá tirar algumas ideias deste artigo. Veja como alguns dos eventos e alterações mais marcantes da década afetaram as modas e a decoração.

A explosão da juventude

Nos anos 60 começou a mudança nas mentalidades que se haveria de revelar mais para o fim da década e no início da seguinte. Movimentos de jovens pela paz, as tentativas de eliminar preconceitos raciais, os movimentos feministas… Sem esquecer a famosa minissaia! Na moda e na decoração tais movimentos manifestaram-se por uma explosão de cores e uma enorme liberdade de estilos. A moda era não seguir uma moda, e o mesmo se aplicava à decoração. Não dispense as cores e sinta-se livre para fazer as combinações que desejar.

O futurismo

Um dos temas mais presentes na decoração dos anos 60 é o futurismo, devido à influência das viagens especiais, nomeadamente, da viagem à lua no final da década.

Os estilistas aplicaram o conceito à moda e decoração nos anos 60. Para o conseguir, decore ambientes apenas em branco e preto ou com peças metálicas. Poderá ainda colocar na parede discos de vinil para dar um ar mais vintage.

Objetos da época

A melhor forma de conseguir uma decoração dos anos 60 é colocar objetos reais da época. Procure mobílias antigas e restaure-as. Há muitas pessoas que vendem mobiliário antigo por preços muito baixos. Poderá ainda colocar na sua cozinha pequenos eletrodomésticos da época que ainda estejam em bom estado (pelo menos exteriormente, pois terão apenas uma função de decoração. Não esconda os seus antigos discos de vinil! Porque não decora parte de uma parede com as capas?

Seja imaginativo, veja filmes da época e tire ideias daí. Visite a biblioteca da sua zona e procure por revistas dos anos 60.