Decoração do chalé

Os chalés são casas muito simples e acolhedoras, que foram inspiradas nas casas dos pastores nas montanhas suíças.

Ao imaginarmos um chalé, pensamos numa casa de madeira, em zonas de grande beleza natural e tranquilidade.

Se você tem um chalé, então neste artigo poderá conhecer algumas ideias para a sua decoração.

Aspetos importantes na decoração de um chalé

Os chalés são geralmente habitações simples e com um espaço mais reduzido, estando enquadrados numa área natural.

Além disso, a maioria dos chalés são construídos em madeira. Todos estes aspetos devem ser tidos em consideração na hora de decorar o chalé, de maneira a compor um ambiente harmonioso e de acordo com a simplicidade da casa e do que a rodeia.

Assim, quando decorar o seu chalé, procure investir bastante nas áreas externas, pois é uma zona que deve ser valorizada e que faça a ligação com a natureza que a rodeia. E sendo uma casa de madeira mais simples, a sua decoração deve manter esse estilo, com um ambiente mais rústico.

amplo-chale-descoracao chale-decorado decoracao-chale decorar-chale

Simplicidade

Num chalé pretende-se um ambiente agradável, simples e despojado. Dessa forma, a sua decoração deve basear-se em móveis que ofereçam ao chalé esse ar de rusticidade e simplicidade.

Para isso, nada como apostar em móveis antigos restaurados, de preferência com linhas simples e direitas. E para ajudar a iluminar a casa, opte preferencialmente por madeiras com tons não muito escuros.

Os móveis que escolher para o seu chalé devem dar à casa aquele estilo de casa do campo, mas claro, sempre combinando entre si, formando um ambiente bem decorado e acolhedor.

Na hora de escolher os móveis, lembre-se de verificar sempre o tamanho adequado. Nem sempre o móvel que se gosta mais é o mais adequado para o espaço disponível.

E um móvel demasiado grande irá arruinar a sua decoração.

Por fim, num chalé fica perfeita uma lareira para as noites mais frias. É uma opção simples e económica, que dará calor, conforto e beleza ao seu chalé.

Aproveitamento do espaço

Um chalé é geralmente pequeno, e sendo normalmente um local de férias ou de descanso, deve optar por uma organização mais prática. Dessa forma, num chalé nada como juntar a sala e a cozinha, que dará uma dimensão maior a uma habitação com pequenos espaços.

Nalguns casos, há quem junte também o quarto neste conjunto. Contudo, esta opção é apenas vantajosa quando apenas um casal ou uma pessoa utiliza o chalé.

No conjunto sala cozinha, para dar alguma separação entre as duas áreas, pode colocar uma bancada a dividir, e que serve igualmente como mesa de refeição.

Inspire-se nos exemplos apresentados para decorar o seu chalé.