Decoração de Interiores – Cortinas

Escolher as cortinas certas para a decoração da casa nem sempre é uma tarefa fácil. Temos que escolher entre cortinas ligeiras, cortinas duplas, tecido único ou com adereços.

Além disso, convém não esquecer que as cortinas devem ficar em harmonia com o mobiliário e a abafar um pouco da luz solar. A escolha das cortinas perfeitas para a sua casa pode ou não contribuir para o sucesso da restante decoração.

10 Dicas para Escolher as Cortinas

#1

No que toca a cortinas o tamanho conta. É  importante que as cortinas encaixem na perfeição, antes de ir às compras tire bem as medidas. Para ficarem perfeitas acrescente 10 cm a cada um dos lados.

cortinas-decoracao

#2

Regra geral, as cortinas são a última peça decorativa a ser escolhida para assim o seu estilo estar definido com o estilo da sua casa e pelo ambiente que pretendemos criar.

escolher-cortinas

#3

Se decorou a sua casa com um ambiente rústico não coloque cortinas 100% sintéticas, por outro lado, se decorou a sua casa com móveis modernos use estores coloridos.

dicas-escolher-cortinas

#4

A actual tendência na decoração de cortinas são os tecidos finos e ligeiros como a linha.

decorar-com-cortinas

#5

A nível de cores, a tendência é para cores neutras, sendo que o branco e o preto também entram nestas contas. No entanto, e tal como dissemos em cima, deve definir o estilo das cortinas consoante a sua decoração na casa.

decoracao-cortinas

#6

Se tem uma casa grande, com janelas grandes, opte por usar cortinas com grandes adereços para dar mais vida à sua divisão.

decoracao-com-cortinas

#7

A forma como vão ser penduradas também influencia a escolha do tipo e material das cortinas. Pode optar por varão ou trilho.

decoracao-com-cortinas

#8

A cor das cortinas também é muito importante, as cortinas lisas e com cores neutras são atemporais mas pode optar por dar alguma cor.

cortina-aberta

#9

Para dar mais amplitude a espaços pequenos opte por cortinas brancas ou de cores claras, aposte em tecidos leves e transparentes.

cortina-tecido-misto

#10

A finalidade do espaço também determina o tipo de cortina escolhido, o quarto requer cortinas que tapem a claridade, numa sala pode optar por algo mais leve, desde que não prejudique a visualização da tv.

decorcao-cortinas