Decoração de Casas Rústicas

Sempre a primar pela autenticidade, os estilos de mobiliário tradicional (especialmente o rústico) não passam de moda e têm ganho cada vez mais adeptos. As suas linhas são simples e têm como base os materiais naturais como as madeiras, o ferro forjado e barro.

Este género de mobiliário é muito utilizado para decorar espaços pequenos, pois torna o ambiente muito acolhedor e as suas peças de aspecto envelhecido e artesanal proporcionando um charme campestre. A madeira favorita é o pinho (devido à sua ligeireza) e os tecidos usados em sofás e cortinados são geralmente de linho ou algodão com estampagens de flores e outros motivos naturais.

Além de simplicidade inerente ao estilo rústico, este torna-se também muito elegante. Experimente, por exemplo, juntar mobílias que misturam as madeiras de pinho enceradas com os ferros negros e colocar candeeiros de ferro, de mesa ou de pé. Neste tipo de criações, os motivos são, uma vez mais, naturais (usam-se muitos géneros de folhagens, como a hera) e os abat-jours são em porcelana ou tecido.

Não pense que a rusticidade do mobiliário choca com o estilo moderno. Ao contrário, quebra com o formalismo de uma casa funcional e com as linhas rectilíneas de um estilo inovador.