Decoração de Interiores – Sala

Depois de mobilada, a sala precisa de ser complementada ao seu gosto e de acordo com o estilo adoptado. As hipóteses são muitas, até porque cada vez mais a decoração toma caminhos diferentes ao apresentar novas tendências. Contudo, certos objectos e acessórios são quase elementares em qualquer sala de estar. Atente agora aos nossos conselhos decorativos e escolha os acessórios que melhor tenham a ver com a sua personalidade e, consequentemente, com a sua sala.

Pode começar por escolher uma estante, que servirá para acomodar o que mais lhe convier; televisão, aparelhagem de som, colecções de livros, CD’s e DVD’s, conjuntos de copos e garrafas ou outros objectos meramente decorativos. Caso a sala de jantar esteja incluída no mesmo espaço, outro móvel aconselhado é um prático aparador para guardar louças.

Se a casa não é muito espaçosa e precisa de um local para trabalhar, a solução pode passar por adaptar na sala de estar uma mesa elegante para efectuar as suas tarefas profissionais. A divisão não fica inestética se o móvel seleccionado não parecer de escritório e se estiver de acordo com o estilo do restante mobiliário, além de dar uma outra utilidade ao espaço.

Depois de toda a mobília instalada, é tempo de pensar nos complementos decorativos. Peças que embelezam a sala e que lhe dão aquele toque especial, personalizado e acabam por marcar o ambiente do local. As hipóteses são muitas e o essencial é não fazer misturas incorrectas, ou seja, não permitir que os adornos desarmonizem o estilo já criado. Escolha uma peça de que goste; uma escultura a um canto, um jarrão bonito no chão ou um objecto de design podem dar aquele ar especial à divisão. E por que não uma planta? Existem várias que são apropriadas para espaços interiores e que se mantêm bonitas por muito tempo, além de conferirem um toque natural à sua casa. Se for do seu gosto, pode adquirir um exótico bonsai ou até um aquário com peixinhos, para vida à sala.

Nas paredes, as opções continuam a ser várias e, além dos tradicionais quadros e gravuras, pode usar a sua imaginação e descobrir como peças originais decoram com sucesso um espaço. Uma ideia inovadora é a criação de painéis com os mais variados objectos, desde talheres antigos a medalhas; de conchas a folhas de árvores e outros motivos da natureza. Outra solução é trocar os quadros por tapeçarias tradicionais portuguesas ou oriundas de outras culturas, criando na sala uma envolvência mais exótica ou rústica.

Para o chão, terá de pensar em tapetes.  Além de darem ambiente, conferem um ambiente mais aconchegante à divisão, tornando-a menos fria e ajudando a “abafar” os sons. Olhe em redor e descubra qual o tipo de tapete que melhor se enquadra na decoração e, especialmente, também no chão (se este é em mosaico, madeira ou outro revestimento). A variedade é imensa… Pode escolher entre têxteis orientais; contemporâneos, que existem em diferentes materiais, como o sisal e a fibra reciclada; e clássicos – a gama é vasta, desde os tradicionais Arraiolos aos de pêlo alto.