Decoração provençal

A decoração provençal veio para ficar. Estilo bem elegante e ao gosto das mais românticas, este tipo de decoração não é no entanto exclusivamente feminino.

Versátil, pode criar ambientes delicados e muitos femininos, mas também, decorar espaços comuns e neutros, dando maior leveza à decoração interior. Saiba mais sobre o que é a decoração provençal e como aplicar em várias divisões.

O que é ?

A decoração provençal é um estilo que se caracteriza por utilizar tons mais pálidos, estampas delicadas e muita madeira.

Elegante e leve, este estilo de decoração pode também ser mais económico, já que prefere móveis antigos aos novos e modernos, aplicando-se técnicas, como por exemplo a pátina.

Este tipo de decoração é inspirada noutros tempos, sendo por isso muito fácil aproveitar alguns móveis mais antigos guardados ou comprados em segunda mão.

Imagens e Dicas

Se gosta de ambientes calmos, relaxantes e que o façam sentir a tranquilidade do campo, então aposte na decoração provençal.

Confira de seguida várias fotos lindas de ambientes decorados com este estilo.

decoracao-provencal-banheiro decoracao-provencal-mesas-cadeiras decoracao-provencal-quarto decoracao-provencal-sala decoracao-provencal-sala-jantar

Confira de seguida algumas dicas sobre como usar a decoração provençal em casa.

Como aplicar na sala de estar

A sala de estar é um local de descanso e convívio. Dessa forma, pretende-se criar um ambiente bucólico e relaxante.

Para isso utilizam-se cortinas e almofadas com cores suaves e claras, apostando-se depois em elementos como por exemplo um quadro com uma imagem rural ou da natureza.

Como aplicar no quarto do casal

No quarto a ideia é a mesma, utilizando-se cores mais claras e neutras, utilizando-se depois móveis que sejam inspirados no antigamente. Uma cama com dossel ou uma penteadeira darão aquele toque especial.

Como aplicar no banheiro

No banheiro pode apostar em vários sanitários com um design retro, como por exemplo uma banheira de cerâmica ou a pia.

O revestimento deve também combinar perfeitamente com este estilo, apostando-se em azulejos que lembrem os banheiros de outros tempos.

Como aplicar na sala de jantar

Na sala de jantar pode apostar em lustres, que além de darem aquele toque mais antigo, irão ao mesmo tempo conferir elegância e sofisticação à sua sala.

Acompanhe com vasos com arranjos florais, que criarão um ambiente mais leve e rural, próprio da decoração provençal.