Decoração Retrô

Sabe qual é a diferente entre retrô e vintage? Muitas vezes usamos um dos termos sem distinguirmos, quer seja com respeito à moda ou à decoração. Mas a verdade é que existe uma diferença. O termo vintage deve ser aplicado para a utilização de objetos de época (verdadeiramente da altura em causa), enquanto o termo retrô usasse para referir a utilização de objetos feitos com inspiração de uma época passada.

Após este pequeno “esclarecimento” entre termos, vamos então analisar qual a melhor maneira de conseguir uma bonita decoração retrô na nossa casa. Quais as melhores formas de conseguir transpor para a atualidade o estilo e o toque de uma época?

Os eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos

Se há algo que automaticamente nos remete para tempos antigos são, sem dúvida, os aparelhos que existiam nas casas dessas épocas. Estamos a falar de telefones, frigoríficos, televisões, entre muitos outros. Hoje em dia já existem até computadores feitos à imagem de tempos antigos, ou seja, com inspiração nessas épocas, pois é claro que não encontrávamos computadores nas casas dos anos 50!

Mesmo assim, já existem muitas marcas que fazem peças de edição limitada que seguem linhas retrô e que podem dar um toque especial na sua casa.

O melhor que pode oferecer à sua sala

Imagem de marca de muitas casas antigas, as imponentes poltronas fazem as delícias de muitas pessoas apaixonadas por decoração. São peças que se destacam e qualquer sala ou escritório e marcam a diferença. Há atualmente muito por onde escolher e poderá, facilmente encontrar uma poltrona retrô que fique bem com a restante decoração da divisão.

Outra coisa que já foi muito comum nas casas era o papel de parede. Em muitas casas antigas ainda podemos ver bonitos papéis de parede antigos que resistem aos anos e tornam o ambiente nostálgico e acolhedor – tal e qual como a casa dos nossos avós.

Como conseguir uma boa decoração retrô?

O segredo está em saber manter o equilíbrio entre a decoração atual e as peças retrô que possa adquirir. Dificilmente conseguirá ter toda a mobília e todas as peças de decoração em estilo retrô. Além disso, poderia não ficar muito bem, mais parecendo uma recriação de época para um museu. Tente fazer uma decoração equilibrada entre o que é habitual agora com peças que notoriamente fizeram parte da realidade de famílias no passado.