Decorar quarto de jovens

O primeiro passo para decorar o quarto do seu filho, já adolescente, é conversar com ele. É importante descobrir os seus gostos e não lhe impor um estilo com o qual não se identifica.

As decisões devem ser tomadas em conjunto, procurando fazer do seu “refúgio” um local apresentável, jovem e com um ambiente leve e agradável.

A decoração do quarto deve ir ao encontro dos seus gostos pessoais mas também, das suas necessidades. Um jovem ou adolescente precisa de  objetos e mobiliário diferentes de uma criança.

Dicas para Decorar Quarto de Jovens

A questão da cor é sempre imprevisível. Nunca se sabe quais são os gostos do seu filho na altura e deve sempre contar com alguma preferência diferente da sua. Seja como for, se ele gosta de cores fortes, tente usá-las nos acessórios e não nas paredes; no caso de ele insistir em pintar o quarto com essas cores, então escolha o mobiliário com tons claros.

decoracao-quarto-jovem decoracao-quarto-jovem-12

Em relação aos pisos, os mais indicados são os de madeira. A sua manutenção é simples e não corre o risco de ficar fora de moda, dá sempre uma imagem actual.

decoracao-quarto-jovem-2 decoracao-quarto-jovem-3

Quanto ao mobiliário, além da cama, existem algumas peças que são essenciais: a  mesa de estudo e a estante. A primeira será mais eficiente se tiver espaço para o computador e algumas prateleiras para livros e  material escolar de uso mais corrente. É também importante (principalmente para o seu filho) haver espaço e móveis para a televisão, a aparelhagem de som e o telefone. Quanto mais parto da cama, melhor, por permitir uma melhor acessibilidade.

decoracao-quarto-jovem-4 decoracao-quarto-jovem-13

Outros objectos interessante são bengaleiros, muito úteis e com design moderno, para se arrumarem acessórios de moda. Pode também colocar um ou dois pufes, bastante apreciados pelos jovens e práticos para sentar os amigos deles. Tente é não encher o quarto com móveis desnecessários, que nada mais vão fazer senão ocupar espaço.

decoracao-quarto-jovem-6 decoracao-quarto-jovem-7

Relativamente aos acessórios, não se preocupe demasiado. Deixe-os por conta do dono do quarto. As escolhas recaem, muitas vezes, em molduras com fotografias, posters, objectos desportivos e outros acessórios pessoais que dependem, exclusivamente, da sua personalidade.

decoracao-quarto-jovem-8 decoracao-quarto-jovem-9

O importante é que a decoração seja criada em conjunto por si e pelo seu filho. Para conseguirem um resultado final ao gosto dos dois, mas principalmente que se adapte à personalidade dele – um quarto jovem, com vida, descontraído e prático.