Design de Interiores

Cada vez mais existe a preocupação de decorar os espaços de uma casa, não apenas com objetos de que se gostam, mas de uma forma equilibrada e que crie um ambiente calmo e propício às atividades que se realizam nessa divisão. À técnica de elaboração e decoração de espaços interiores de uma casa chama-se de design de interiores.

Design de interiores é assim uma técnica que vai consistir na organização de uma espaço, através da escolha e da combinação de vários elementos para criar um ambiente funcional, prático e de beleza estética. Estes elementos são as cores, móveis, acessórios de decoração, tecidos, etc.

Além disso, é necessário também ter em conta o tipo de acabamento de uma casa e a iluminação desse espaço. Por vezes, o designer de interiores trabalha durante a fase de acabamentos, para que estes possam estar de acordo com aquilo que o dono da casa pretende para a sua decoração.

Através de uma combinação correta destes elementos, o profissional conseguirá tornar qualquer espaço de uma casa, acolhedor, bonito, equilibrado e harmonioso. E claro, acima de tudo, conseguirá dar-lhe uma dimensão estética, sem sacrificar o conforto. Afinal, todos os espaços de uma casa são para serem usados. Esta é uma regra importante no design de interiores: associar a estética ao conforto.

Design de Interiores

3D_interior_design design-de-interiores vincent-interior-design Viroc_design_interiores_

Um designer de interiores tem assim uma função que não se fica meramente pela preocupação estética. Um trabalho bem realizado por este profissional irá saber conciliar o orçamento do cliente, os seus gostos, as suas necessidades, com a concretização de um ambiente bonito e confortável.

Além disso, o designer de interiores irá ser também responsável por todos os serviços necessários, planeando, administrando e contratando outros profissionais. Aqui podemos incluir, eletricistas, marceneiros, carpinteiros, pintores, estucadores, etc.

Aliás, se pensa que um profissional de design de interiores limita-se a escolher e a combinar objetos, está muito enganando.

As habilitações deste profissional são bem mais vastas, como já deve ter percebido, sendo necessário um curso profissional. No Brasil, há até um bacharelato em Design de Interiores.

Se quer ter os espaços interiores da sua casa lindos, e ao mesmo tempo, práticos e confortáveis, então um designer de interiores conseguirá fazê-lo, e de acordo com as suas necessidades e orçamento.