Dicas de Limpeza

Para que a limpeza da casa não se transforme num longo tormento, faça uma manutenção regular. Pequenos truques facilitarão as suas tarefas.

Deixamos algumas dicas de limpeza para ter a sua casa sempre a brilhar, perfumada e arrumada.

Pequenos Electrodomésticos

Primeiro que tudo, desligue-os antes da limpeza. Se o microondas ganhar maus cheiros, aqueça, na potência máxima, uma taça de água com sumo de limão durante um minuto. Desligue, retire a taça e passe com um pano húmido.

Limpar Pavimentos

Para ficar com um chão a brilhar, siga  as seguintes dicas:

  • Antes de limpar, varra o chão
  • Utilize sempre um detergente suave e água quente
  • Torça bem a esfregona, antes de a passar no chão, evitando assim manchas de água e detergente
  • Deixe secar bem o chão antes de pisar
  • O chão doe madeira, se for aspirado frequentemente, dispensa a passagem de água

Toalhas Perfumadas

Conserve as suas toalhas como novas, lavando-as frequentemente em água quente e adicionando sempre amaciador, no final da lavagem. Seque-as bem antes de guardar, para não ganharem cheiro a mofo. Antes de as colocar, à disposição, na casa de banho pulverize-as com a sua fragrância preferida.

Tapetes

Para acabar com as marcas, deixadas pelo peso dos móveis nas suas carpetes, coloque um cubo de gelo por cima da marca, deixe derreter, secar e depois passe com o aspirador. Se se tratar de uma carpete de lã, experimente passar uma moeda por cima.

Para manter as carpetes e tapetes impecáveis, basta aspirá-los com regularidade. De vez em quando passe a esfregona, mas escorra bem. O excesso de água pode originar o apodrecimento das fibras.

Almofadas Perfeitas

Se tem almofadas de lã, tenha o cuidado de lhes tirar os borbotos. Há umas pequenas máquinas à venda nas lojas de electrodomésticos, que fazem esse trabalho.

Se as suas almofadas são de tecido sintético, retire as fronhas e mergulhe-as na banheira, com detergente suave. Seque-as ao sol. As almofadas de penas devem ser esvaziadas para dentro de um saco, com cuidado, para que não se perca nenhuma pena. Misture um pouco de amido à última agua, para evitar que as penas trespassem o tecido.

Reparar riscos na Madeira

Para recuperar o brilho e a cor de um móvel de madeira envernizado, use uma mistura de álcool, sumo de limão e óleo de linhaça, em partes iguais.

Humedeça um pano de algodão, que não largue pêlo, e passe pela superfície do móvel, em movimentos circulares. Insista nas zonas mais deterioradas ou que apresentem riscos. Estes não desaparecerão por completo, mas ficarão bastante disfarçados.