Guia para comprar casa – O Interior da Casa

Após termos falamos sobre a escolha do local quando pretende comprar uma casa, chega a vez de falarmos do seu interior.

Quando visitar um imóvel faça-o sempre de dia, para poder observar os pormenores e a disposição das assoalhadas, em relação à luz solar. Alguns detalhes que deve ter em conta são:

Janelas

Devem existir janelas em todas as assoalhadas e na cozinha, e o seu tamanho deve corresponder, pelo menos, a um décimo da área da divisão.

Quando as janelas estão viradas a sul, a asa recebe bastante luz, uniformemente. Por isso, esta é a melhor disposição do imóvel.

Certifique-se que as janelas abrem bem, e que a ventilação é boa.

Infiltrações

Observe se há vestígios de infiltrações ou manchas de humidade nas paredes e tectos. Numa habitação antiga, repare se o interior da casa foi pintado há pouco tempo; pode ser uma manobra para esconder este tipo de problemas.

Outras Dicas

Calcule se as assoalhadas têm dimensões suficientes para dispor os seus móveis desafogadamente.

Se a casa estiver alcatifada, informe-se sobre o tipo de material que está por baixo e se este se encontra em bom estado.

Tenha em atenção se os quartos são frios ou húmidos e se há grande diferenças de temperatura entre eles.

Teste se as persianas corre bem, pois assim o isolamento térmico e acústico é melhor. Janelas com vidros duplos são uma mais-valia na diminuição de ruído e no isolamento térmico.

Fissuras em pilares, paredes mestras ou vigas indicam construção defeituosa. Os últimos andares de prédios são os mais afectados por este tipo de problemas.

Na cozinha e casa de banho, observe os azulejos, bata-lhes com os nós dos dedos. Se o som se assemelhar ao de uma parede oca, podem ter sido colocados incorrectamente ou podem esconder infiltrações.

Manchas de humidade na casa de banho são final de falta de ventilação.