Ideias Decoração

A decoração é um tema muito vasto, pelo que dificilmente o esgotaríamos. Neste artigo iremos não só dar-lhe algumas ideias de decoração, mas sobretudo ajudá-lo(a) a conceber uma decoração pessoal e não “escrava” de modas.

O primeiro passo para conseguir uma decoração personalizada é não comprar “por inteiro” uma divisão. Muitas lojas têm á quartos completos o que faz muitas pessoas caírem no erro de não dar largas à imaginação. Não precisa ter todos os móveis do quarto iguais, basta que o conjunto seja harmonioso, por exemplo. Também não é necessário que a colcha seja igual ao cortinado, desde que se mantenha o esquema de cores.

Mas como começo a decorar a minha casa?

É importante que o estilo “geral” de toda a casa seja semelhante. É claro que os quartos serão totalmente diferentes da sala, e que os quartos das crianças terão um estilo próprio, mas, em geral, deverá ser um conjunto harmonioso.

Em cada divisão deverá ter um esquema de cores mais ou menos definido e fazer um esforço para comprar objetos que combinem com aqueles que já possui. Não repita o esquema de cores em divisões diferentes. Temos tendência a cansarmo-nos do que vemos, pelo que sabe sempre bem que divisões diferentes tenham ambientes distintos. Poderá fazer a escolha das cores e das tonalidades dependendo do tipo de ambiente que procura. O branco transmite limpeza e um ambiente leve. Já o verde-claro e o azul-turquesa são cores mais frescas, ótimas para quartos de adolescentes. Vermelhos e rosa fúcsia criam um clima quente e romântico.

Uma ideia que resulta

Pode ser uma ideia aterradora começar a decorar uma casa sem saber por onde começar. Por isso, queremos deixar-lhe uma sugestão. Compre uma peça de que goste, numa cor e estilo que lhe agrade. E decore toda a divisão mantendo o estilo, e o esquema de cores dessa primeira peça. Repita o método para as outras divisões da casa e verá que será bem mais fácil fazer as escolhas seguintes quando se dirigir às lojas. Basta que tudo o que compre fique bem com que já possui.