Jardim Japonês

O jardim japonês é um jardim onde a palavra de ordem é o equilíbrio, harmonia e aproveitamento das energias positivas. Se você tem um espaço exterior que pretende jardinar, então você tem muitas opções para o fazer.

Se for criativo, facilmente transformará esse espaço num local natural fantástico, fresco e cheio de cor.

Se você é fã de jardins lindos e propícios à meditação, então os jardins orientais, nomeadamente os jardins japoneses, são uma excelente opção.

Neste artigo poderá conhecer os elementos básicos de um jardim japonês, dicas para fazer um, e ainda, conferir várias fotos.

Fotos de jardim japonês

Se gosta deste género de jardins, de seguida pode conferir várias fotos lindas de jardim japonês para se inspirar.

decoracao tipos de jardim japones foto jardim japones jardim japones jardim japones ideias jardim japones lago

Elementos de um jardim japonês

Apesar de poder usar diversos elementos num jardim japonês, existem alguns básicos e quase obrigatórios: o bambu, as pedras e a água.

Se está a pensar em fazer um jardim japonês em sua casa, deve então planejar esse espaço tendo a conta a utilização destes elementos.

Apesar de geralmente este tipo de jardim se localizar num lago ou em colinas, é possível fazer um jardim japonês num espaço mais reduzido. De seguida saiba como fazer um jardim japonês.

Dicas para fazer um jardim japonês

Antes de mais, é importante perceber que, ao contrário de outros tipos de jardim, o jardim japonês quer criar a ilusão de que nada foi lá colocado pelo homem.

Claro que há elementos que são feitos pelo homem, como as estátuas, as pontes, os caminhos, mas planejando bem esse jardim, dará a ilusão de que fazem parte da harmonia desse local, como se fizessem também parte da natureza.

Além disso, um jardim japonês pretende ser equilibrado e harmonioso, logo, cada espaço deve estar bem definido, para que o espaço jardinado não fique sobrecarregado.

Assim, ao planejar o seu jardim japonês, defina um local para a água, outro para as árvores, dispondo-as separadamente, e ainda, crie um espaço próprio para as pedras.

Pode depois relvar a área que resta, dando harmonia a todo o espaço. Junto á água, pode mesmo plantar canas de bambu.

Outra dica importante está ligada às plantas escolhidas para o seu jardim japonês.

Este tipo de jardim tem normalmente a característica de ficar verde todo o ano. Logo, opte por plantas de folha persistente.