Móveis Usados

A grande fatia dos gastos da decoração de uma casa é dirigida para a compra de mobiliário. Desde a casa de banho à cozinha, todas as divisões precisam algum tipo de mobília. É verdade que já existem lojas de venda em massa bastante acessíveis mas, mesmo assim, há como poupar ainda mais dinheiro – comprando móveis usados.

Mas o que está envolvido em comprar móveis usados? Há mais fatores a ter em conta do que quando vai comprar um móvel novo, claro. Vejamos então algumas das coisas que precisa ter em conta:

O local onde vai comprar

Tem duas hipóteses, comprar a particulares ou a uma loja de revenda de usados. A primeira hipótese é, geralmente, menos dispendiosa mas também envolve mais riscos. Principalmente porque não existe garantia e as condições da peça podem não ser tão boas quanto esperado. Se comprar numa loja é mais provável que o que vai adquirir tenha qualidade e esteja em boas condições. Além disso, é possível que ainda tenha garantia.

O estado da peça e a qualidade dos materiais

Estes são dois pontos muito importantes. Antes de avançar com qualquer compra, verifique todo o móvel. Abra as gavetas, portas e veja se os fundos estão em bom estado. Verifique o apoio do móvel e se está equilibrado e veja se tem falhas ou moças notórias.

Veja também se está a comprar um móvel de qualidade. Analise os puxadores se for caso disso e veja qual o tipo de madeira de que é feito (ou se, por ventura, é de contraplacado – o qual é menos resistente ao tempo).

Idade da peça e preço original

Comprar um móvel seminovo é diferente do que um que teve anos de utilização pelo que isso deverá refletir-se também no preço. Pergunte quanto tempo tem a peça e pesquise um pouco para ver se não estão a exagerar no valor. Se necessário, contacte vários vendedores antes de avançar com alguma compra.

Recuperação de móveis usados

Caso ache alguma peça uma boa oportunidade mas o seu estado de conservação podia estar melhor, por que não opta por recuperá-la? Se o móvel for feito com uma madeira boa é muito fácil trata-la e dar-lhe um novo “brilho”!

Para finalizar gostaríamos de lhe deixar uma pequena ideia. Por que não opta por um estilo vintage com móveis em estilo “antigo-usado”? Darão um ar personalizado e muito próprio à sua casa.