Os elementos positivos do Feng Shui

Além das características geográficas e arquitectónicas de uma habitação, existem outros factores que influenciam o fluxo de energia. Alguns objectivos, cores específicas e a água são elementos que, dispostos de uma determinada forma, podem proporcionar um bom Feng Shui. Muitos destes elementos devem já existir no seu lar, mas sem que o leitor perceba o enorme pode energético que eles possuem quando são dispostos nos lugares mais favoráveis da sua casa.

Cores do Feng Shui

O importante é que não abuse de cor alguma. Segundo o baguá, cada tonalidade tem um significado e, em conjunto com outros elementos, pode trazer melhorias a vários níveis. Se tiver a sua casa pintada apenas de uma cor, utilize outras nos acessórios para as paredes, como quadros ou fotografias.

Espanta-espíritos

Tradicionalmente, os espanta-espíritos eram feitos com cilindros de metal e são, sem qualquer dúvida, os acessórios-chave do feng shui em qualquer lar. Os que possuem oito ou seis cilindros atraem a sorte, enquanto os que têm apenas cinco afastam as energias negativas. Coloque os primeiros no canto noroeste da sala. Desse modo, conseguirá atraias pessoas influentes para a sua vida.

No entanto, hoje em dia, já se vêm muitos outros modelos de espanta-espíritos feitos com variadíssimo materiais (não só os tradicionais cilindros de metal), e que se adaptam a qualquer estilo decorativo.

Espelhos

Segundo o Feng Shui, são objectos muito poderosos, que reflectem as energias positivas e negativas, podendo por isso ajudar a corrigir alguns problemas. No entanto, se forem colocados em sítios errados (como nos quartos), podem originar problemas sérios. Use os espelhos para reflectir o jardim, ou apenas o exterior da habitação, para aumentar a quantidade de luz natural no interior. Se tem espaços muito pequenos, estes acessórios conseguem criar a ideia de maior amplitude.

Cristal

De acordo com a filosofia oriental, tudo o que é feito com cristal actua como um prisma e consegue aumentar o fluxo de energia.

Iluminação

Outro elemento muito influente para o Feng Shui é a iluminação. Quer seja natural (a mais desejável) ou artificial, o importante é que as diversas divisões estejam bem iluminadas, principalmente os corredores compridos (local onde a energia pode abrandar ou até estagnar). Tenha sempre em mente que a claridade dinamiza o fluxo energético.

Janelas

Funcionam como entrada e saída do fluxo de energia, como acontece com uma vulgar corrente de ar. Verifique se não existem frestas nas janelas (a atenção tem de ser redobrada no caso de estas serem de madeira) ou se os vidros estão rachados. É também muito importante que as janelas estejam sempre bem limpas. Não se preocupe em ter de deixar as janelas abertas, porque a energia flui para o interior da casa mesmo com os vidros fechados.

Plantas

Apesar de serem elementos muito positivos para o Feng Shui, as plantas não devem conter espinhos nem quaisquer arestas pontíagudas.

Coloque-as em sítios particularmente dados a energias que sejam mais negativas, como as escadas, as esquinas e os cantos da casa; ou em locais por onde o fluxo enérgico passe, como acontece com as janelas.