Painéis japoneses

Estamos numa altura em que o mundo oriental começa a deixar a sua marca na Europa. Por vezes de forma menos positiva, com um comércio de fraca qualidade, outras de forma muito mais interessante, influenciando a decoração com ideias características dos mesmos.

Hoje vemos falar em especial de um objeto que começa a ser muito popular e que é oriundo de um país do oriente em especial: os painéis japoneses.

Para quem não sabe o que são, estes painéis japoneses são um género de cortinas próprias deste país, mas que têm a forma de um painel. Para entender melhor, o pano de forma retangular (normalmente de algodão) é todo esticado e colocado em frente à janela, numas calhas para que deslize sobre as mesmas. A ideia é colocar o número de painéis necessários a cobrir toda a janela. Algumas vezes são colocadas calhas paralelas para sobrepor painéis.

Estes painéis não só são ótimos para completar uma decoração oriental (como seria de esperar), como podem ser aplicados em estilos de decoração mais modernos ou contemporâneos. Aliás, é mais provável que assim seja pois os portugueses não têm tanto o hábito de decorar a casa totalmente num estilo oriental. O mais comum é uma mistura desse com os que referimos anteriormente.

Quais as vantagens de utilizar painéis japoneses?

Um dos benefícios é a simplicidade destes painéis, e a “limpeza visual” que permitem, contrariamente aos cortinados tradicionais que visualmente são mais “confusos” pelas suas ondas. Ora, na decoração contemporânea onde as linhas retas prevalecem sobre as curvas, usar estes painéis é uma forma de marcar ainda mais esse conceito.

Além disso, em casas da especialidade poderá mandar fazer painéis destes à sua medida, com as cores que deseja e, melhor do que isso, poderá personalizá-los com padrões, imagens ou fotografias pessoais.