Paleta de cores para a decoração de casas

A cor é um dos elementos mais importantes na decoração de uma casa. Como pintar uma casa? Como combinar as várias cores? Estas são duas questões essenciais para criar uma decoração que reflita os seus gostos pessoais e aquilo que pretende para um determinado espaço. Confira de seguida como usar a paleta de cores para a decoração de casas.

Roda das cores

A roda das cores divide todas as cores em três grandes grupos: cores primárias, secundárias e terciárias.

  • Cores primárias: são as cores que dão origens a todas as outras, sendo compostas pelo amarelo, azul e vermelho.
  • Cores secundárias: estas resultam da mistura das cores primárias. Por exemplo, o verde nasce da mistura entre azul e amarelo.
  • Cores terciárias: resultam da união entre cores primárias e secundárias. Por exemplo, o encarnado nasce da mistura entre o vermelho e o violeta.

Os tons existentes na roda das cores relacionam-se entre si de duas formas: podem ser harmoniosas ou complementares. As harmoniosas são os tons que se encaixam entre as cores primárias.

Por exemplo, o violeta azul, o violeta e o encarnado pertencem à mesma família, combinando por isso de uma forma harmoniosa.

Já as complementares são as cores que estão em lados opostos, criando um contraste entre si. O vermelho e o verde, o laranja e o azul, por exemplo. Apesar de contrastantes, bem combinadas podem criar um efeito muito bonito.

Há ainda as cores neutras, como o castanho, o bege, o preto, o branco ou o cinzento, e todas as tonalidades de cada uma destas cores, que devido à sua neutralidade, podem combinar facilmente com qualquer outra cor.

Assim, usando como base uma destas cores, pode tornar o ambiente mais frio, conjugando com um tom frio, ou então, dar-lhe um ar mais quente, combinando com um tom quente. Confira de seguida a paleta de cores para a decoração de uma casa.

Paleta de cores para a decoração de casas

Confira de seguida as várias opções presentes na paleta de cores para a decoração de interiores.

  • Monocromática: uso de apenas uma cor, mas com intensidades e tons diferentes.
  • Primária: combinado com uma cor neutra, especialmente o branco, estes tons mais fortes podem resultar bem.
  • Harmoniosa: uso de cores da mesma família, sendo o ideal juntar tons vibrantes com outros menos intensos.
  • Complementar: duas cores opostas, que bem combinadas, criam um contraste esteticamente bonito. Deve usar ambas as cores em quantidades diferentes.
  • Semi-complementar: na paleta de cores para a decoração de casas pode preferir escolher três cores, com dois tons complementares e uma cor harmoniosa de um deles.

Exemplos de espaços decorados

Tire ideias de como usar a paleta de cores para a decoração de casas na nossa galeria de fotos.

combinacoes-cores-cozinhas cor-amarelo-para-decoracao cores-analogas cores-para-decoracao cor-rosa-na-decoracao decoracao-rosa-verde-menta-pessego-amarelo ideias-de-cores-para-decoracao paleta-cores PALETA-de-cores palete-cores-verde