Pedras decorativas

A pedra foi, desde os primórdios da civilização humana, um dos materiais mais habituais na construção de habitações. Além disso, com a evolução do Homem, tornou-se ainda uma matéria-prima muito utilizada parta acessórios decorativos, como objetos, estátuas, etc.

Hoje em dia, apesar de ainda ser utilizada na construção, é cada vez mais vista como um material decorativo. As pedras decorativas são hoje um item muito popular, tanto para a decoração de jardins, como para revestimento de paredes exteriores e interiores.

Confira de seguida os vários tipos de pedras decorativas, algumas dicas, e ainda, vários exemplos na nossa galeria de fotos.

Tipos de pedras decorativas

DIGITAL CAMERA pedra-decorativa pedra-decorativa-exterior ExifJPEG pedras-decorativas pedras-para-jardim

As pedras decorativas, como referimos atrás, podem ser de vários tipos e com várias funções.

Assim, existem desde pedras mais irregulares e de menor dimensão, para serem usadas no chão de jardins, até às maiores com formatos e tamanhos mais standard, para serem usadas como revestimento de paredes ou molduras e parapeitos de janelas.

Na hora de escolher pedras decorativas, há várias qualidades à sua disposição. De origens várias, facilmente encontrará a pedra com a textura e cor que pretende.

Entre as várias pedras decorativas que pode encontrar à venda, destacamos as seguintes: andesite (pedra vulcânica), basalto, calcário, caulino, granito, lava natural, mármore, mica, pedra sedimentar natural, seixo do rio, sílica, travertino e tufa.

Relativamente às cores disponíveis, há também uma grande diversidade, já que mesmo dentro de cada tipo de pedra existem cores e tons diferentes.

Dicas para escolher pedras decorativas

Na hora de escolher pedras decorativas, há vários aspetos a ter em conta. Antes de mais, qual a função que pretende para essa pedra?

Se a ideia é revestir uma parede, então prefira pedras mais resistentes para o exterior, como é o caso do granito.

Já para dentro de casa, sendo um local mais resguardado, pode escolher qualquer pedra, desde que combine bem com o estilo desse espaço e com os restantes elementos decorativos.

Se as pedras decorativas forem para o exterior, então opte por algo que se adeque perfeitamente ao espaço onde as quer colocar.

Na nossa galeria de fotos pode tirar várias ideias e ver muitos exemplos de como usar pedras decorativas no exterior.