Piso alisado

O piso de uma casa é sempre um dos elementos mais importantes na sua decoração. Contudo, mudar o piso pode por vezes ser um grande investimento e implicar grandes obras. Uma opção bastante interessante e mais barata é o piso alisado. Com cimento alisado ou microcimento, poderá criar um piso liso e muito prático.

Confira de seguida as diferenças entre fazer um piso com cimento alisado ou com microcimento, e ainda, um passo a passo sobre como fazer um piso liso com um aspeto rústico. Descubra também vários exemplos na nossa galeria de fotos para se inspirar.

alisado piso microcemento alisado micro piso cemento alisado revestimi piso alisado pisos cemento 1 cocina Arquitectura

Cimento alisado ou microcimento?

O cimento alisado é um material com 5 a 7 mm de espessura, necessitando de juntas de contração.

Este material é geralmente mais comum em obras maiores, tendo um peso relevante na estrutura. Já o microcimento é um revestimento cimentício com uma pequena espessura, apenas entre 2 a 3 mm, podendo por isso ser aplicado sobre outros materiais.

Este é o material ideal para renovações, já que tem um peso baixo, pode ser utilizado na horizontal e na vertical, e oferece um acabamento mais perfeito.

Como fazer um piso alisado

Apesar de o microcimento ser a opção mais prática, é também possível fazer uma renovação com o tradicional cimento.

Confira de seguida um passo a passo para criar um piso rústico na sua casa, tanto no interior como no exterior. Para este passo a passo vai necessitar do seguinte material:

  • argamassa de areia;
  • cimento;
  • água;
  • sabão de coco;
  • cera incolor.

Passo 1 – Prepare o piso base, utilizando para isso argamassa de areia, cimento (na proporção de 5:1) e água. Faça uma massa macia e fácil de aplicar.
Passo 2 – De seguida misture cimento com água, criando uma massa cremosa, que irá aplicar sobre a base previamente nivelada. Espalhe esta massa de uma forma uniforme, utilizando uma colher de pedreiro ou uma desempenadeira de aço. Faça movimentos circulares.
Passo 3 – Depois de secar, lave o piso com água e sabão de coco.
Passo 4 – No final, passe pelo menos 6 demãos de cera incolor, de modo a impermeabilizar e a dar brilho ao seu piso.