Quadros e Decoração

A decoração de espaços engloba muitas coisas, sendo que uma delas é a correta utilização de quadros para embelezar as paredes. Os quadros dão cor às paredes da casa e completam a decoração quando bem aplicados. No artigo de hoje vamos ensiná-lo a escolher e colocar bem quadros para decorar a sua casa.

1º. A escolha do quadro: Não é apenas gostar e trazer para casa. Escolher um quadro é muito mais complicado quando o seu objetivo é conseguir uma decoração harmoniosa. O tema e as cores do quadro têm muita influência, mas a sua moldura é determinante – ela deve estar de acordo com o estilo da sua casa.

2º. A colocação do quadro: Não basta pregar um prego; é preciso saber onde o fazer. Em qual das paredes ficará melhor e terá mais destaque? A que altura deve ficar? Bem, comecemos por responder à segunda questão. Costuma dizer-se que o quadro deve ficar a, aproximadamente, 1,40 metros do solo. Mas isso dependerá muito do local da casa em que é colocado. Na sala, onde normalmente as pessoas se encontram sentadas, poderá colocar os quadros mais baixos do que, por exemplo, na entrada em que estamos sempre de pé. Poderá ainda apoiar quadros em prateleiras para evitar pregar pregos. E quanto ao local em que o mesmo deve ser colocado, temos que ter em consideração o tamanho do quadro e o tamanho da parede. Quadros grandes devem ficar em paredes grandes e quadros pequenos em paredes mais pequenas. Mas isto leva-nos ao terceiro ponto:

3º. Composições com vários quadros: Quando queremos colocar quadros pequenos é frequente serem feitas composições de dois ou mais quadros de forma a juntos ocuparem mais espaço. Essas devem ser feitas com quadros que possuam algo em comum, quer seja o tema, o seu motivo ou o esquema de cores (quando este é o aspeto em comum deverá também estar de acordo com as cores do espaço). Experimente primeiro no chão a composição escolhida e avance só depois de ter certeza de que é o que procura.

Se tiver em conta estes três pontos conseguirá certamente melhorar ainda mais a decoração da sua casa com recurso a quadros.