Quarto Feng Shui

A maioria das pessoas passa cerca de sete a oito horas no quarto, pelo que a importância da sua localização, arrumação, decoração e conforto é inquestionável. É durante o sono que ajustamos os fluxos naturais de energia, contribuindo não só para a nossa saúde como para a disposição e bem-estar.

O quarto ideal é aquele que nos acalma após um longo dia de trabalho, nos permite uma boa noite de sono e que possibilidade um acordar cheio de vitalidade e entusiasmo. Deve também ser um espaço íntimo, destinado ao descanso e à partilha do casal. Por isso, não é aconselhável utilizá-lo para outras actividades, como estudar ou trabalhar.

Decoração Feng Shui para Quartos

Se for possível, posicione a cama no sentido contrário à porta (evite também deitar-se entre uma porta e uma janela). Não coloque quadros outros objectos por cima da cabeceira. Para garantir um sono tranquilo, não guarde nada debaixo da cama. Quanto aos lençóis e edredões, prefira materiais naturais como a seda, o algodão ou o linho.

Escolha tons suaves, como o branco, o verde, o azul ou o cor-de-rosa para as paredes. Distribua molduras com fotografias do casal, assim como objectos aos pares virados a Sudoeste, para realçar os sentimentos. Utilize elementos que sugiram amor e sensualidade e remate com flores vermelhas e viçosas, que representam a paixão do casal.

Quanto aos espelhos, evite colocá-los à vista, principalmente se incidem sobre a cama, para não interferirem com a intimidade – atraem a infidelidade e o azar. Pendure-os na parte de dentro da porta do roupeiro.

Se o quarto funcionar também como escritório, delimite muito bem as duas áreas, pois não é nada aconselhável misturar as energias. Já se esta divisão estiver ligada a uma casa de banho, assegure-se de que a porta desta estará sempre fechada – senão a atmosfera húmida e pesada pode contaminar a energia qi do quarto.

O quarto não deve conter esquinas proeminentes, plantas pontiagudas ou móveis quadrados com arestas e vértices aguçados. A iluminação deve ser suave, usando candeeiros com palas ou velas para criar uma atmosfera íntima e relaxante.

feng-shui-quarto-2 feng-shui-quarto decoracao-feng-shui-quarto-8

Localizações Ideias

Para quartos de casais, a orientação mais favorável é a de Oeste, devido ao facto de estimular o amor, o prazer e a satisfação.

Um quarto localizado a Noroeste desenvolve o sentido de responsabilidade, organização e respeito, sendo por isso indicado para pais.

Para pessoas com dificuldade em dormir, é ideal que o quarto esteja localizado a Norte, que garante calma e tranquilidade.

Os quartos virados a Leste e Sudeste, por proporcionarem começos auspiciosos, são aconselhados aos jovens.

decoracao-feng-shui-quarto-7 decoracao-feng-shui-quarto-6 decoracao-feng-shui-quarto-5

Localizações Desfavoráveis

Se o quarto está localizado a Sul, as energias serão demasiadamente quentes e activas (não proporcionado descanso nem relaxamento). Nesta circunstância, deve usar padrões de xadrez e plantas baixas em vasos de terracota.

No caso de se encontrar localizado a Nordeste (uma área muito imprevisível), utilize o amarelo-claro de modo a conseguir estabilizar a energia. Outras opções são uma gravura de uma montanha ou qualquer outra coisa que simbolize uma rocha.

Se fica a Sudeste (que transmite preguiça), estimule a energia com estas cores: amarelo-forte, bronze ou castanho.

decoracao-feng-shui-quarto-4 decoracao-feng-shui-quarto-3 decoracao-feng-shui-quarto-2

Atraia boas energias com inspiração na arte milenar do Feng Shui.