Quartos de casal abajur e castiçal

O quarto é um local de descanso e de descontracção, é onde se passa um terço das nossas vidas, pois uma boa noite de sono é fundamental para o bom desempenho no dia-a-dia.

Para que um quarto seja o local perfeito não basta que seja bem decorado, embora isso tenha muito peso, pois um quarto bem decorado é um sítio onde nos dá vontade de estar, mas o que acontece se o quarto estiver bem decorado e tiver uma má iluminação? Pois neste caso não vale de nada uma boa decoração porque a luz não vai deixar aprecia-la.

Existem várias formas de iluminação, mas neste artigo vou debruçar-me sobre os abajures e os castiçais em quartos de casal. Qual será o mais adequado?

Para quem não sabe abajur é um candeeiro, que normalmente se coloca em cima das mesinhas de cabeceira, ao lado da cama conforme o seu uso, é coberto por um material cónico, para impedir que a luz da lâmpada atinja directamente a visão, já os castiçais são compostos apenas por uma vela, e chamam-se candelabros quando tem duas ou mais velas, são normalmente feitos de ferro ou metal e desde que foram criados constituem uma peça indispensável na decoração e iluminação.

Os abajures estão muito na moda, e são o género de candeeiros que se vende mais hoje em dia, dão luz suficiente, para ler, escrever, conversar, enfim para o que se quiser fazer no quarto, e o melhor é que dão com todas as decorações porque existem em várias cores, rosa, amarelo, laranja, azul enfim todas as cores possíveis e imaginárias. Os castiçais são adequados para quartos de aspecto antigo mas ao mesmo tempo muito moderno, pois os castiçais já são utilizados á muitos anos, e dão uma iluminação muito boa, mas não são muito aconselháveis e porque?

Porque para alem de libertarem dióxido de carbono que vai consumindo o oxigénio existente na habitação, ainda mais por ser um quarto de casal, que consomem mais oxigénio do que uma pessoa só, o fumo que o castiçal liberta vai manchar as paredes do quarto. E caso o castiçal tenha lâmpadas em vez de velas vai libertar muita luz e tornar-se incomodativo para os olhos.