Quartos Planejados

Os quartos planejados são um conceito antigo mas que tem ganhado mais adeptos devido ao tipo de vida que levamos. Casas mais pequenas, apartamentos reduzidos e divisões cada vez mais apertadas pedem um tipo de mobiliário diferente do que o habitual. A chave é manter a funcionalidade ocupando menos espaço.

Para conseguir planejar convenientemente um quarto poderá recorrer a uma empresa do ramo ou fazê-lo você mesmo seguindo alguns passos. Veja abaixo:

Passo 1 – as medidas

A primeira fase para planejar o quarto é medir coniventemente o local. Nem todos os quartos têm o mesmo formato e, muito menos a mesma área, por isso precisa ter noção do espaço que tem disponível. Depois deverá verificar quanto ocupará a cama e a área média de um armário ou das mesas de cabeceira – basicamente de tudo o que pretende colocar na divisão.

Passo 2 – o esquema

Há quem prefira programas de computador, mas uma folha e um lápis são suficientes para fazer um bom esquema. A ideia é conjugar a melhor forma todas as mobílias. O objetivo deve ser conseguir uma organização harmoniosa e ao mesmo tempo deixar o máximo de espaço livre possível, para dar uma ideia de amplitude e espaço. Isto pode ser feito mentalmente mas é possível que obtenha melhores resultados com um bom planeamento. Se quiser ir mais a pormenor, existe software que permite fazer esquemas 3D para poder também conjugar as cores e outros aspetos não visíveis nos esquemas 2D.

Outras soluções interessantes

Quartos pequenos ou casas com apenas uma divisão requerem soluções mais criativas. Para isso existem móveis desenvolvidos especialmente para espaços pequenos. Prateleiras e móveis de sala com portas que abrem e fazem de mesa ou até camas escondidas. Há muitas soluções inovadoras e práticas que reduzem o espaço ocupado com o mobiliário mas mantendo todo o conforto de um apartamento citadino.