Tendências decoração jardins

Há quem diga que as tendências na decoração das casas dependem também das tendências na moda. A verdade é que muitos padrões saem diretamente das passadeiras e são aplicados nas nossas casas – a tendência animal print é extremamente atual e começou na moda.

Por outro lado, também é muito importante que saibamos fazer uma decoração baseada no nosso próprio estilo. Há programas em que se pedem peças de roupa às pessoas para que analisem o seu estilo antes de passar à decoração.

E se isto acontece na decoração em geral, certamente também acontece na decoração de espaços exteriores, como o jardim. A primeira coisa que devemos fazer é olhar para nós mesmos e sabermos qual o nosso estilo pessoal – do que é que gostamos em termos de decoração? Não é preciso chamar-lhe algo: rústico, romântico, contemporâneo… É pessoal.

Depois deve-se pensar que a decoração do jardim deve também estar de acordo com o estilo da decoração do interior da casa, e com o próprio edifício em si, visto que as construções em si têm um estilo próprio. Só depois de se pensar em todos estes fatores é que devemos começar a pensar nas tendências e no que está na moda. Isto claro, se nesta altura não tiver já uma ideia do que pretende.

Quando às tendências de decoração de jardins, essas são muito semelhantes ao que se tem falado para o interior da casa. Os jardins devem ser espaços de descanso ao ar livre, confortáveis, acolhedores e práticos. Sem muitas coisas “pequeninas” que deem muito trabalho a limpar e arrumar e, especialmente, que seja de qualidade pois, ao ar livre os objetos estragam-se muito mais facilmente. Uma boa ideia é colocar algo que remeta para o estilo vintage, tão falado hoje em dia – peças com história fazem um espaço muito mais interessante.